Biossegurança Você sabe o que é Biossegurança?

Podemos dizer que biossegurança é o conjunto de medidas que visa o controle de infecções dentro dos consultórios odontológicos, clínicas médicas e hospitais. Tem como princípios básicos a prevenção de transmissão de doenças e "infecção cruzada" que poderia causar danos à saúde dos pacientes e até mesmo da equipe odontológica.

As principais doenças de riscos odontológicos são: Hepatite B e C, Viroses, Tuberculose, Herpes simples e Vírus HIV.

Em nossos consultórios contamos com equipamentos de última geração para procedimentos de esterilização de instrumental com altíssima qualidade e segurança.

Após a utilização dos instrumentos odontológicos, estes são colocados em uma solução desinfetante onde permanecem por 15 minutos. Terminado este período, os instrumentos passam por uma pré-lavagem em cuba ultrassônica cuja função é eliminar os menores resíduos, tais como restos de materiais odontológicos, sangue e outros.

Na etapa seguinte é feita a lavagem propriamente dita, o enxágue e a secagem do material, que é então colocado em envelopes apropriados para a esterização em autoclave, único método eficaz e seguro para este fim. Após este processo o material está pronto para uso, completamente livre de resíduos e microorganismos.

Vale ressaltar que procedimentos de biossegurança também englobam a utilização de luvas descartáveis, gorros, máscaras e barreiras de proteção, além da higiene básica necessária a ambientes destinados à área da saúde.

Rua Augusto Conrado Offa, 174 — Chácara Urbana
Jundiaí - SP - (11) 4587.2013